Translate

quinta-feira, 4 de maio de 2017

As Super Heroínas do Futebol de Rua PH Champions.

   Três das principais jogadoras de PH Champions em montagem acima, como super heroínas do futebol de rua. Da esquerda para direita: Kelcy (Mulher Maravilha), Branca (Arlequina) e Keyane (Lara Croft). Porque elas são sempre lembradas? Você vai saber agora.
   Não que elas tenham sidos as primeiras a jogar, mas elas foram as primeiras a fazer história e isso conta muito. Antes delas, as meninas muito timidamente jogavam, e nem era entre os homens. Algo impensável na época. Além dos homens estarem há anos luz de prática do futebol, as meninas poderiam se machucar jogando entre eles. Um dos pais, chegou a proibir, pois segundo ele, haveria uma falta de respeito dos homens, o que nunca aconteceu, pois Paulo H., o organizador dos torneios, sempre foi o primeiro a exigir respeito. Sendo assim, elas mostraram que são heroínas e botaram os marmanjos pra escanteio! Conheça as meninas super poderosas de nosso futebol de rua.

   Arlequina (Branca)- Ela é devastadora em campo e não tem homem que possa pará-la! Ela é uma heroína, mas pode ser uma vilã também. Basta provocá-la! Ela pode ser boazinha, mas pode ser bastante má com seus adversários também. Você nunca saberá com quem está mexendo. E sendo má, ela exterminou os rivais, marcando muitos gols e sendo a maior artilheira entre as mulheres.

   Mulher Maravilha (Kelcy)- Ela é uma princesa, mas não se deixe enganar! Ela é muito forte e corajosa! Na hora da batalha ela não foge a luta. Kelcy surge no campo de batalha como uma deusa. E é aí que todos entendem porque ela é uma Maravilha. Todos os holofotes estão apontados para ela.

   Lara Croft (Keyane)- Corajosa, encarava todos os desafios que apareciam em campo. Curiosa e inteligente, aprendeu rápido os segredos do futebol de rua e deixou os seus adversários no chinelo. Ela pode ser bonita, mas é perigosa! Ela entrou em várias aventuras para ganhar.

   Todos os números do trio, de 2012 a 2013:

   Keyane- 03 títulos.
   Melhor posição no ranking- 14º
   Gols- 14
   Melhor posição no ranking de gols: 23º

   Branca- 07 títulos.
   Melhor posição no ranking- 11º.
   Gols- 37 gols (maior goleadora).
   Melhor posição no ranking de gols- 9º.

   Kelcy- 11 títulos (Maior campeã).
   Melhor posição no ranking- 8ª (por duas temporadas).
   Gols- 25 gols
   Melhor posição do ranking de gols- 8º

   E então?! Você entende agora porque elas deixaram sua marca nos torneios? Jogar entre inúmeros jogadores homens, acostumados a ganhar títulos e marcar gols, as meninas fizeram bonito. Lembrando que ganhar um torneio apenas, nas competições maranhenses, é uma das missões mais difíceis, já que lá, além do grande número de jogadores, o nível de futebol é bom.
  

As Mudanças no Futebol PH Champions Nordeste.

   A versão mais curta da era dos 100 torneios será a 8ª versão, ou "Octologia" de PH Champions. Quando a mesma reiniciar também vai acabar. Confuso? A explicação é simples. Como o "Circo da Bola" demora muito para armar a sua lona no Nordeste do Brasil, e os torneios maranhenses estão há anos estagnados por causa disso, a 8ª versão será concluída após os dois últimos torneios que faltam para o 50º.
   Já faz alguns anos que os torneios goianos, atualmente mais disputados, acabaram com o 100º torneio simbólico, que concluía uma "versão". A tal versão poderia durar anos. Enquanto não se chegasse ao tal centésimo torneio ela não teria fim. Nessa brincadeira, a 1ª versão demorou uma eternidade : 07 anos! Bem, voltando ao assunto, em Goiás, é por temporada. Se forem feitos apenas 10 torneios em 2017, por exemplo, essa será a temporada 2017. Simples assim.
   Os últimos torneios maranhenses foram feitos em 2014. Foram apenas 04 e já fazia um ano sem competições por lá. A demora em se concluir a versão e o afastamento de muitos jogadores (vários nem moram mais lá, como o próprio organizador.) levaram a conclusão que é melhor começar do zero.
   Bem, a organização vai ter de correr atrás do prejuízo, é claro. A previsão de retorno era pra 2015, que ficou para 2016 e agora é em 2017. Vão ter de ser torneios em "escala industrial" para tirar os jogadores do ostracismo.
   Uma novidade é que serão feitos outros tipos de torneios. Os mesmos disputados em Goiás, e que são incomuns no Nordeste. É que as competições goianas agilizaram bastante a criação de um grande número de campeões e goleadores. Claro que os caras são competentes, mas o formato ajuda muito. E para que os jogadores maranhenses possam acompanhar o ritmo do Centro-Oeste, o negócio terá de mudar. E eu nem digo acompanhar só os goianos, mas baianos, mato grossenses, gaúchos, etc.
   Na foto acima, o "professor" Paulo em ginásio esportivo de cidade goiana onde vive. Lá o futebol começou na rua, hoje são muitas as estruturas para a prática do futebol dentro do clube que lhe abriu as portas no estado. O futebol PH Champions no Nordeste, depende de sua ida para lá para que os torneios voltem a acontecer.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Keyane, a Guerreira do Futebol de Rua.

   Keyane (em foto montagem acima), foi uma das jogadoras que participaram dos torneios PH Champions, futebol de rua. Fã de Xena, a foto dela não poderia ter sido outra.


   Ela jogou entre os homens, o que foi algo bem difícil para quem estava começando a se aventurar pelo mundo do futebol. Muitos foram os guerreiros que ela teve de enfrentar! Alguns até bárbaros, podendo lhe machucar, mas ela sempre se saiu bem, e como guerreira que é, venceu todos os seus adversários. Pena que ela participou tão pouco.
   Mesmo com uma aventura tão rápida, a princesa guerreira foi tricampeã! Apesar de jogar mais no setor defensivo, onde travou inúmeras batalhas com monstros e bárbaros do futebol, ela ainda teve fôlego para marcar 14 gols.
   Ao lado de outras heroínas, como Kelcy e Branca, Keyane abriu as portas para muitas outras meninas mostrarem que podem estar de igual para a igual, com os meninos.
   Keyane chegou a ficar entre os dez melhores jogadores de sua época. Como ela parou mais cedo, os outros a ultrapassaram no ranking. Mas só porque ela quis, viu?
   Quem sabe se algum dia ela não retorne a viver novas aventuras, como viveu no passado? Seria uma grande honra para todos nós.
   E para encerrar, Keyane, assim como Kelcy, foi homenageado em torneio feminino em Goiás. Ela merece.


   Em banner acima, Keyane teve sua imagem associada ao torneio de futebol feminino, feito em Goiás. Ela mostrou que com ousadia e coragem, as meninas podem lutar pelo que querem.
Observação: imagem refeita em 2024 com inteligência artificial. 
   

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Quem foi o Exterminador do Futebol de Rua PH Champions?

 

Quem terá sido o "Exterminador" do futebol de rua PH Champions? Seja ganhando títulos ou marcando gols, fizemos uma seleção dos melhores jogadores de PH Champions nos torneios maranhenses.
Observação: as temporadas-versões aqui citadas são de 2011 a 2014.

Antes existiam as "versões". Cada uma tinha teoricamente 100 torneios. Quando se chegava ao número simbólico, os torneios se encerravam, as tabelas eram arquivadas e começava-se tudo de novo, só que do zero, em outra versão. Pra que você não fique confuso, cada blog tem a sua própria versão, para que nós não tenhamos de misturar a história de cada época-temporada. No caso deste blog, falamos da versão 08, que ainda não chegou ao 100º, devido ao circo da bola não estar há anos no Nordeste, e sim no Centro-Oeste do Brasil. Quando finalmente a 8ª versão, ou Octologia se encerrar, este blog trará informações de todos os torneios do Maranhão, só que por temporada, como acontece em Goiás há anos. Ou seja, cada ano, sem necessidade de 100 competições para encerrar a temporada.

Porque na foto acima não tem a minha foto? Simples. Pois além de não termos fotos de todos os participantes, algumas que temos tem uma resolução inferior e que não ficaria bem na montagem. Além do mais, os exterminadores acima, merecem estar nas fotos e você vai já saber o porquê.

Quem está na montagem acima? Vamos começar da direita para a esquerda, na parte de cima da foto: Paulo H., Cleyton, Can, Cesinha e Branca; Abaixo, na mesma sequência: Dylon, Kelcy e Michael.

Vamos considerar duas versões dos torneios, que ultimamente, foram as mais importantes, sem desconsiderar as outras. A 6ª e 8ª versões maranhenses (a 7ª foi goiana), que foram temporadas que quebraram padrões tradicionais de PH Champions, como aceitar mulheres jogando entre os homens, por exemplo. Algo impensável no início.

Paulo ocupa o primeiro lugar dos rankings. Tudo bem, ele joga mais do que todos por ser o organizador, em compensação ele ganha e marca gols, o que é justo. E nessas duas versões, Paulo ganhou 76 competições (até o torneio 47 da 8ª e atual versão). Paulão marcou 325 gols.

Cesinha vem aprontando desde a 4ª versão. Considerando as duas últimas temporadas, ganhou 24 competições e marcou 118 gols.

Cleyton, sumiu por um tempo, mas ainda assim venceu 10 torneios e marcou 62 gols. Quando os torneios voltarem ele disse que "vai voltar" e exterminar todos os rivais.

Felipe "Vascaíno", que mudou-se para Goiás também, foi a grande revelação. Ele faturou 14 títulos e é um dos grandes líderes dos rankings.

Kelcy fez história! Outra que também migrou para o Centro-Oeste, ela jogou entre os homens e ganhou 13 títulos! A exterminadora terminou entre os 10 melhores da 6ª versão e atualmente, está entre os 10 da 8ª versão. Nem todo homem conseguiu ganhar tantos torneios quanto ela. Ela marcou 25 gols, perdendo apenas para Branca nesse quesito.

Por falar nela, Branca foi a melhor jogadora feminina, até ser superada por Kelcy em títulos. Mas em gols ela ainda é a melhor. Marcou 37 gols, sendo que na 6ª versão, terminou entre os 10 melhores goleadores, em 9º com 31 gols. Esse foi o maior número de gols marcados por uma garota em uma temporada até hoje.Ela ganhou 07 títulos ao todo.

Dylon, após mudar de zagueiro para atacante desenvolveu muito o seu futebol. Ele ganhou 20 títulos e marcou  81 gols. Não precisamos dizer que ele está entre os principais exterminadores, não é?

Apesar de aparecer na foto, Can foi mais homenageado pelo passado. Nas últimas versões ele rarissimamente jogou. Suas últimas grandes atuações foram na 4ª versão. Em compensação, tudo o que ele ganhou, fez dele um dos maiores exterminadores de todos os tempos, assim como Gilmar, Geovane, Edilson, Preto, João, Coquinho, etc.

Raquel, Paula, Keyane, Lilly, Dayse e Nice fizeram bonito. Só não foram mais longe porque pararam muito cedo. Elas abriram as portas para as meninas, assim como Branca, Kelcy e Andy (piauiense).

Bruninho merece estar nesta lista. Ele é um dos melhores da Hexalogia e na Octologia é o 4º melhor jogador. Ganhou 10 títulos e marcou 36 gols.

João Vítor foi outro destaque. Ele ganhou 07 torneios e marcou 18 gols.

José, destaque em outro bairro da cidade onde disputamos os torneios, ganhou 08 torneios e marcou 50 gols.

Lala deu "Hasta la Vista, Baby" para muita gente também. Ele ganhou 08 títulos e marcou 87 gols. Ele está entre os 10 melhores nas duas temporadas aqui citadas.

Michael ganhou apenas 01 título. Jogou pouco, mas assim como Can, ou Gugu, todos sabem que ele eliminou implacavelmente os seus rivais no passado. Nas últimas edições, fez 25 gols.

Émerson foi um dos surgidos há poucos anos. Ele ganhou 09 títulos e fez 29 gols.

Romário, que nos acompanha desde criança, ganhou 06 títulos e marcou 61 gols.

Tucun ganhou 05 títulos e marcou 57 gols.

Keyane faturou 03 títulos e marcou 14 gols.

Então, estes foram os exterminadores da rua. Quem passou pelo caminho deles foi exterminado! E muitos dele esperam por Paulo e os torneios ao Nordeste para voltarem a aterrorizar nas quatro linhas do futebol de rua PH Champions.